O mar simboliza a dinâmica da vida, os nascimentos, as transformações, a morte, e os renascimentos. O movimento das ondas do mar simbolizam o estado transitório da vida, a ambivalência entre a realidade e as possibilidades de realidade, representa a incerteza, a dúvida, a indecisão, podendo levar tanto ao bem como ao mal. Por isso, o mar simboliza tanto a vida como a morte.
Simbologias do mar
O significado simbólico de mar está muito associado ao de água, e a ele se atribui a propriedade divina de dar e tirar a vida, em diferentes mitologias.
Para os místicos, o mar simboliza o mundo e o coração dos homens, é a sede das paixões humanas. Nele, alguns se afogam mas outros conseguem cruzá-lo. Nesta perspectiva, o casamento é comparado a um navio frágil que cruza o mar. Já a vida cisterciense, ou sacerdotal, é um navio sólido e seguro, com o qual se pode navegar sem medo.
Deus do mar
Na mitologia romana, Netuno é o deus do mar, enquanto na mitologia grega o deus do mar é Poseidon. É o deus das águas, do mar e do rio, das fontes e das correntezas. O deus do mar vive sobre as ondas, e pode provocar as mais terríveis tempestades, terremotos e tormentas.
O deus do mar é inseparável dos cavalos, tanto que na famosa representação de Netuno, presente numa fonte em Florença, Itália, o deus aparece cercado de cavalos.
Por este motivo, os antigos gregos e romanos ofereciam ao deus do mar cavalos e touros em sacrifício, para não despertar a sua ira e como oferenda para pedir fecundidade.