Tulipa negra é uma flor ornamental que simboliza a elegância e a sofisticação. Também conhecida como "a rainha da noite", a tulipa negra é do gênero de plantas liliáceas.
A tulipa negra e a cultura popular
Uma história popular conta que a tulipa negra teve origem no drama de uma jovem persa que nutria um grande amor por um jovem da sua região.
Como o seu amor não era correspondido, ao ser rejeitada, a menina fugiu para o deserto. Desesperada, ela chorava muito. Reza a lenda que em cada local da areia onde caia uma lágrima, nascia uma tulipa negra.
Leia mais sobre Significado da Cor Preta
Características da tulipa negra
A tulipa é uma planta que se adapta ao clima frio, sendo multiplicada por bulbos e cultivada no final do verão e início de outubro.
Existe mais de cem variedades de tulipa, de diversas cores, muitas delas obtidas a partir de sucessivos cruzamentos que conseguiram criar novos tons. A tulipa negra, por exemplo, ainda pode ser encontrada em tons de azul e vermelho muito densos.
A floração só começa no início da primavera e dura entre 6 e 10 dias. Formada por seis pétalas, as tulipas negras têm folhas alongadas e uma haste reta que pode atingir de 30 a 60 cm de altura.
Leia mais sobre o a Simbologia da Flor e entenda o Significado das Cores das Flores.
Romance A Tulipa Negra
A Tulipa Negra (título original francês La Tulipe Noire) é um romance do escritor francês Alexandre Dumas (pai) que conta a história do jovem botânico Cornélio Van Baerle.
A trama tem início no ano de 1672, na cidade de Haarlem, na Holanda, quando é aberto um concurso que oferecia um prêmio de 100.000 florins para aquele que conseguisse produzir uma tulipa negra.
O concurso gerou uma grande competição entre os melhores botânicos. O jovem Cornélio quase conseguiu, mas foi impedido de concluir o seu trabalho por ter ido parar na prisão. Lá conheceu a jovem Rosa que o ajudou das mais variadas maneiras.
Conheça também o Significado de Tulipas Vermelhas.