Símbolos do Reggae

Reggae é uma das formas como é referenciado o movimento rastafári, que tem origem com os jamaicanos, sendo uma manifestação inerente à cultura desse povo, para o qual a Etiópia é um local sagrado, uma vez que julgam que o país seja Sião - a Terra Prometida.

Símbolo da Paz

Simbolos Do Reggae

O Símbolo da Paz simboliza a união das letras n e d de desarmamento nuclear, nuclear disarmement, em inglês. Ele remonta à década de 50 e foi criado para a Campanha de Desarmamento Nuclear pelo artista britânico Gerald Herbert Holtom.

Somente depois, na década de 60, o mesmo símbolo passou a ser utilizado pelo movimento rastafári, bem como pelo movimento hippie, e ganhou a conotação de anarquia em decorrência da sua utilização por alguns grupos.

A palavra rastafári é resultado da junção dos elementos ras, que significa príncipe e tafari, que significa paz. Rás Tafari é como é chamado o etíope Haile Selassie (1892-1975) - um importante governante da Etiópia - que é considerado a encarnação de Deus.

Bandeira Rastafári

Simbolos Do Reggae

A bandeira do movimento rastafári é semelhante à bandeira da Etiópia, distinguindo-se apenas pelo símbolo que traz no centro. Enquanto a bandeira do país traz um pentagrama, a do movimento rastafári tem um “leão de Judá”.

Cores

A bandeira da Etiópia traz as cores verde, amarelo e vermelho, nação que pelo fato de ser considerado sempre independente, influenciou várias bandeiras africanas, de modo que ficaram conhecidas como “cores pan-africanas”.

  • Verde: representa as terras fecundas.
  • Amarelo: simboliza paz.
  • Vermelho: representa o sangue que foi derramado por ocasião da independência.

Leão de Judá

Leão de Judá é uma forma de nomear a entidade suprema. Nesse sentido, a figura que o representa é inserida na bandeira desse movimento que acredita que é de origem etíope a encarnação de Deus.

Canábis

Simbolos Do Reggae

A folha da cânhamo - planta de onde é extraído o haxixe e a maconha - carrega atributos sagrados, de modo que é utilizada de forma ritual não só pelas pessoas que participam do movimento rastafári, mas também pelos adeptos da religião japonesa denominada Xintoísmo.

Leia também: