Símbolos Indianos

Os símbolos indianos mais conhecidos são aqueles utilizados pelas religiões que nasceram na Índia, especialmente o Hinduísmo e o Budismo.

Om é o símbolo mais significativo da tradição indiana. Na prática do ioga, a sua pronúncia age como um protetor da mente.

Om

Om

Om é um mantra, o mais utilizado no Hinduísmo, uma vez que é dito no início e no fim das suas orações.

Também chamado de Aum, o seu som é poderoso para os hindus, pois representa o sopro da criação do Universo, compreendendo, assim, todos os outros mantras existentes.

A sua representação como símbolo gráfico reflete a força transmitida pelo mesmo, de modo que é comum encontrá-lo em tatuagens.

Elefante

Elefante

Dentre os símbolos indianos de proteção, o elefante é um amuleto que é utilizado contra a inveja e o mau-olhado. Pelo fato de auxiliar na defesa contra o mal, também é considerado um símbolo da sorte.

O elefante é um animal cósmico para os indianos, que o veneram. Ele serve de montaria para os deuses hindus.

Ganesh, o deus da ciência, da beleza e do equilíbrio, é representado pela cabeça de um elefante e geralmente aparece sentado numa flor de lótus.

Flor de Lótus

Flor de Lótus

A flor de lótus é um dos símbolos mais importantes do Budismo. Ela representa a pureza, a perfeição e, entre outros, o renascimento.

É o trono de Buda, que muitas vezes é representado sentado nessa flor.

A flor de lótus vermelha representa o amor e a compaixão.

Conheça os oito símbolos auspiciosos em Símbolos Budistas.

Além dos já citados, a tradição indiana compreende uma série de outros símbolos. É o caso dos movimentos feitos com as mãos, os quais são bastante significativos nas danças tradicionais indianas.

As máscaras, por sua vez, representam o conceito filosófico maya, que faz com que as pessoas acreditem na ilusão.

Acredita-se que os deuses entram nesse adereço, que é usado durante rituais indianos.

Outro símbolo da cultura indiana é o sari, uma veste usada pelas mulheres e que pode ser amarrada ao corpo de diferentes formas. O sari sinaliza o estatuto (classe social e profissão) de quem a utiliza.

Quer saber mais? Leia Símbolos do Hinduísmo.