Om

OmO Om, ou Aum, é o mais significativo mantra da tradição indiana. Ele aparece no início e no fim de cada oração pronunciada no Hinduísmo, tal como de forma semelhante os cristãos dizem a palavra hebraica Amen no fim das preces litúrgicas. Muitas crenças acreditam que o fato de expressá-lo torna as pessoas divinas.

Além de ser o primeiro mantra - sílaba ou frase sagrada que tem poderes divinos - é o som mais poderoso, uma vez que representa o sopro criador presente na criação do universo. Nele está contido todos os outros sons, palavras e mantras.

Hinduísmo

No Hinduísmo o som é o próprio Deus. Os mantras são, assim, mágicos, e dele decorrem a origem de todas as coisas.

O trino Aum, que é a decomposição do som Om, representa essência, atividade e inércia. Ao importante mantra se acresce a simbologia do trinário para os hindus: Brama, Vixnu e Shiva (principais deuses da fé hindu); materialidade, energia, essencialidade (qualidades cósmicas); terra, espaço e céu (três mundos); corpo, pensamento e alma (composição humana).

Saiba mais sobre Shiva.

Tatuagem

Quem escolhe a representação da sílaba Om pretende demonstrar que acredita na força desse mantra, que é a base de toda a existência humana.

Não há locais de predileção, nem predominância entre os gêneros masculino e feminino.

Ioga

Esse mantra é pronunciado com frequência na prática do ioga, cujo objetivo é atingir um estado perfeito através da meditação, de modo que Om auxilia nesse propósito, acreditando-se que o mesmo atue como um protetor da mente.

Conheça também mais Símbolos do Hinduísmo e Símbolos Indianos.