Sopro

O sopro representa a vida, ou o seu princípio. Os dois sopros - na verdade, a respiração - representam yin e yang, que é o princípio gerador de todas as coisas.

O sopro carrega uma simbologia diferente de acordo com cada cultura. Assim, Er-Ruh representa o Espírito para os muçulmanos, tal como o sopro de Deus para os cristãos.

Nos livros sagrados do Hinduísmo, o Ovo cósmico é chocado por um sopro a quem denominam Hamsa.

Sopro de Deus

O sopro que Deus deu nas narinas do primeiro homem ativou as qualidades vitais da sua criação feita de barro - Adão. A esse sopro, que é o Espírito de Deus, dá-se o nome de Ruah, palavra hebraica que significa sopro e corresponde à palavra grega pneuma e spiritus, do latim.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2,7)

O sopro divino, todavia, não só dá a vida de forma espiritual, mas também fisicamente, como se pode ler nas Sagradas Escrituras a ocasião em que Sansão luta com um leão:

Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.” (Juízes 14,6)

No Hinduísmo o sopro criador é representado pelo Om, que é o mantra mais importante da tradição indiana. Saiba mais!

Tatuagem

Com alguma regularidade homens e mulheres têm solicitado a tatuagem da frase “Sopro de Deus”. A escolha indica que as pessoas acreditam na onipotência divina, responsável pela força física e espiritual.