Olho

OlhoO olho é considerado quase que universalmente o símbolo da percepção intelectual. O olho integra a função de recepção da luz, o olho frontal, que é o olho do sentido ou olho de Xiva, e o olho do coração, que recebe a luz espiritual.

O olho também representa clarividência. Em muitas culturas orientais os dois olhos são, respectivamente o Sol e a Lua, sendo o olho direito o Sol, o que corresponde à atividade e ao futuro, e o olho esquerdo a Lua, que representa a passividade e o passado. No entanto, não cria-se uma dualidade entre os dois olhos, e sim uma percepção unificadora, uma visão sintética. A função unificadora, é justamente a função do terceiro olho, ou olho de Xiva, um órgão de visão interior.

Segundo Cirlot, a essência do simbolismo do olho está contida num dito do filósofo romano Plotino, segundo o qual "nenhum olho está capacitado a ver o Sol enquanto, de certa maneira, não for ele mesmo um sol". Dado que o Sol é fonte de luz, e que a luz é símbolo da inteligência e do espírito, deduz-se que o processo de ver representa um ato do espírito e simboliza o conhecimento.

Que tal conhecer a simbologia do Sol?

Mau olhado

O mau olhado simboliza uma tomada de poder sobre alguém ou alguma coisa, seja por má intenção, seja por inveja. Para o mundo islâmico, o mau olhado é a causa da morte de mais da metade da humanidade, e acreditam ter olhos particularmente maus as velhas e as mulheres recém-casadas, já as crianças as mulheres recém-paridas, os cães e os cavalos são especialmente sensíveis ao mau olhado.

Existem vários meios de defesa contra o mau olhado, como o véu, desenhos geométricos, objetos brilhantes, ferro vermelho, sal, meia lua, e figa.

Ver também Olho de Hórus e Olho Grego.