O hipopótamo simboliza tanto aspectos negativos como aspectos positivos. Isto decorre da sua agressividade, cujo comportamento por parte da fêmea é justificado como forma de proteger suas crias.
O hipopótamo macho representa forças negativas, uma vez que destrói as colheitas. Assim, no Egito foi consagrado a Seth, o deus da violência, da desordem e do caos.
Também na Bíblia, esse mamífero carrega atributos de vulgaridade, selvageria e violência, numa analogia ao pecador que precisa de Deus. O homem, marcado pelo pecado original, não consegue alcançar sua essência espiritual sem a intervenção divina.
O hipopótamo fêmea é igualmente agressivo, todavia, os seus atos violentos têm como intuito a proteção dos filhotes. Desse modo, ele passou a ser venerado pelos egípcios como sendo um símbolo de fertilidade, bem como de renascimento e de rejuvenescimento.
Chamada de Tawaret, e representada por um hipopótamo fêmea a espera de filhote, é uma divindade do Antigo Egito, uma das guardiãs do parto.
Nesse sentido, popularmente é dito que sonhar com hipopótamos pequenos pode ser o presságio do nascimento de uma criança.
No xamanismo, uma prática de ecologia espiritual, o hipopótamo é um animal de poder que é invocado principalmente no desenvolvimento do comportamento mental das pessoas.
Conheça a simbologia de outros animais: