Asas

AsasAs asas simbolizam a liberdade, a leveza, a inteligência, a inspiração, o espírito, a alma, o céu, o divino.

Significados e Simbologias das Asas

Antes de mais nada, as asas simbolizam, em maior parte, a espiritualidade, a libertação da alma, o alçar voo, na medida em que a leveza o transporte até o sagrado, o mais alto dos céus. Além disso, em todas as tradições esse símbolo representa a conquista, já que as asas não são recebidas, mas adquiridas por meio de uma educação.

Basta notar a figura dos anjos no Cristianismo, os mensageiros dos deuses, que aparecem nas "Sagradas Escrituras" juntamente com as asas de Deus, o todo poderoso, aquele que concede asas aos seus filhos, que supostamente perderam no momento do pecado original, mas que podem recuperá-las de forma a se aproximarem de Deus, o pai, e de seus ensinamentos. Ademais, a pomba branca é considerada um animal puro e alado, o símbolo do Espírito Santo.

Na mitologia grega, Hermes, Deus da magia, da fertilidade e das viagens, filho de Zeus e Maia, possuía asas nos calcanhares, simbolizando, dessa maneira, o Deus mensageiro, guia da alma dos mortos, o viajante, libertador das forças criadoras.

No Xamanismo, as asas novamente estão associadas ao voo da alma que no esoterismo alquímico corresponde à imagem da águia que devora o leão. Já no taoismo, o poder de voar significa atingir as ilhas dos imortais, símbolo de libertação, de entrada no estado espiritual.