Ametista

Ametista

A pedra ametista representa o equilíbrio, a moral e a humildade. É um símbolo de proteção e que transmite paz de espírito.

Ametista é uma pedra semipreciosa que tem capacidades de equilíbrio. Ela resguarda as pessoas que a utilizam de todo o tipo de embriaguez, ou seja, não só a proveniente das bebidas alcoólicas, como qualquer sensação de êxtase que coloca as pessoas fora de si.

Assim, a palavra ametista tem origem no grego ametius e significa “que não está em estado de embriaguez”.

Embora não seja possível confirmar, é possível que seja esse o motivo pelo qual ela era usada pelos bispos ortodoxos, estando presente nos seus anéis.

Isso porque, tendo em conta a sua responsabilidade espiritual, o bispo tinha que se resguardar dos prazeres intensos.

Associada à sua cor, a ametista representa um papel significativo para os cristãos. A cor violeta representa o clero e o equilíbrio entre material e espiritual. De acordo com a tradição cristã, a ametista carrega um forte sentido de moral e humildade.

Além desses significados, acresce as suas propriedades de cura para a doença da gota e venenos, de reforço da memória e a capacidade de proporcionar bons sonhos.

De acordo com o naturalista romano conhecido como Plínio, o Velho, a ametista poderia ser utilizada como forma de proteção contra a feitiçaria.

Seria assim desde que na pedra estivessem gravados os símbolos da Lua e do Sol e que a mesma fosse pendurada no pescoço com penugens de certas aves.

Conheça também a simbologia de: