O unicórnio ou licorne é uma criatura mítica que simboliza gentileza, pureza, castidade, nobreza, poder, luxo além de estar ligado ao bem. É um ser mitológico retratado como um cavalo ou pônei branco, belo e que possui um chifre em espiral. Até mesmo pelo fato da palavra unicórnio ter origem no grego unicornis, que quer dizer ‘’um único chifre’’.
Sua lenda também está presente na China Antiga e na Europa, onde ele é um emblema real e de boa sorte.
Simbolismo do Chifre do Unicórnio
O chifre simboliza fertilidade, revelação divina, sexualidade, o divino sendo inserido no animal, ou seja, a fecundidade divina, possuindo a virgindade física.
O corno também é considerado um símbolo de pureza que consegue detectar sujidade e veneno.
Unicórnio na Simbologia Cristã
No tempo medieval o unicórnio aparece em diversas passagens bíblicas, simboliza a pureza e o bem. O bestiário medieval era uma literatura que tinha o propósito de ligar os animais com a teologia, nele o unicórnio aparece sendo uma das criaturas mais importantes.
Passagens bíblicas mostram que o animal só poderia ser capturado por caçadores se uma donzela virgem estivesse na mata e ele logo deitaria no colo dela, sendo preso de surpresa. Conforme o bestiário, o unicórnio representa Cristo e a donzela representa a Virgem Maria.
O seu único chifre simboliza a junção de Cristo e Deus, ou seja, o Espírito Santo, além de que ele era mostrado como um animal pequeno, representando a humildade de Jesus.
Simbolismo do Unicórnio na Grécia Antiga
O unicórnio simboliza mistério e está ligado à cura em passagens de contos gregos antigos. A aparição dele remonta em 398 ou 397 a.C, por relatos do médico e historiador grego Ctesias, em seu livro Indica, reunindo contos sobre a Índia e a Pérsia.
Há passagens que correlacionam o chifre do unicórnio possuindo propriedades antitóxicas e medicinais. Outros gregos o citaram posteriormente, como Aristóteles que citou em seus escritos dois animais de um chifre: o órix e o jumento indiano, além de Plínio que menciona duas bestas de um chifre: o órix e o boi índio (provavelmente um rinoceronte).
Simbologia do Unicórnio para os Escoceses
Para os celtas o unicórnio simboliza pureza, inocência, masculinidade e poder, por conta disso se tornou o animal mais importante da Escócia, recebendo um dia nacional só para ele, em nove de abril.
Há vários mitos celtas de cavalheirismo dessas criaturas, onde elas representam nobreza, bravura e domínio, tendo sido escolhidas para simbolizar os ideais dessa nação.
A imagem do unicórnio apareceu pela primeira vez no brasão real escocês de Guilherme I, no século 12. Já no reinado de Jaime III, no século 15, moedas de ouro são postas em circulação com a imagem de unicórnios.
Conheça os Símbolos Celtas
Simbologia do Unicórnio na China Antiga
Na China Antiga o licorne simbolizava nobreza, era um emblema real, além de representar virtudes intocáveis. Era um sinal de boa sorte e nas lendas ajudava a combater injustiças com o seu chifre.
Em chinês o nome licorne é Ki lin, o qual significa yin-yang.
Unicórnio no Universo Infantil
Apesar de remontar à Antiguidade, o unicórnio sobrevive no imaginário coletivo. Por reunir as qualidades de inocência e bondade, o unicórnio é largamente representado em contos infantis como no livro "Do Outro lado do Espalho", de Lewis Carrol ou na saga de "Harry Potter", de J.K. Rowling.
Inúmeros desenhos animados e filmes trazem a imagem do unicórnio, como, por exemplo, o desenho "She-ha", dos anos oitenta, o qual mostrava um cavalo que era transformado em unicórnio alado pela heroína.
Atualmente esse animal é representado como um ser mágico e místico, muito colorido, estando em estampas de camisas e decorações de quartos.
Unicórnio e Tatuagem
As tatuagens de unicórnio são, de maneira geral, femininas. A maioria possuem muitas cores e estão ligadas à elementos místicos, como figuras geométricas e flores, pela razão dessa criatura simbolizar o mágico e o mítico, além de possuir uma graciosidade inestimável.
Leia também: