Unicórnio

UnicornioO unicórnio é uma criatura lendária que simboliza poder, luxo e pureza. É um belo cavalo branco, que às vezes se apresenta com um rabo de leão, e sempre com um único chifre em espiral - sua característica física mais marcante.

O chifre do unicórnio representa um raio solar, tal como uma flecha espiritual. Acredita-se que nele havia um antídoto poderoso contra venenos.

Trata-se de uma criatura doce, pura, inocente e altruísta que carrega atributos mágicos, sendo um emblema de virtudes morais.

Pelo óbvio simbolismo fálico do chifre, segundo as lendas, essas criaturas se sentiam atraídos pelas donzelas e somente uma virgem era capaz de capturá-lo.

Ele pode ser considerado a representação do feminino, em oposição ao leão, como símbolo masculino. Sua lenda também está presente na China Antiga, onde ele é um emblema real e de boa sorte.

Unicórnio Azul

Na América do Sul, especialmente na Argentina, existe a figura do "unicórnio azul", que seria portador de riqueza e felicidade para aquele que conseguisse capturá-lo. Este mito foi imortalizado na canção "Mi unicórnio azul", de Sílvio Rodríguez.

Também é usado para descrever algo fantasioso, que não ocorrerá nunca, equivalente a "acreditar em Papai Noel".

Iconografia Cristã

No estudo das obras de arte cristãs, o unicórnio simboliza o mistério da encarnação de Jesus Cristo, bem como o amor puro e a fidelidade no casamento. Assim, é associado à Virgem Maria sendo um atributo à Santa Justina.

Algumas traduções da Bíblia na Idade Média também traziam a palavra "unicórnio" em alguns salmos.

Sonhos

Em virtude da pureza refletida no seu simbolismo, popularmente é difundido que o sonho com essas criaturas são sinais de boa sorte. Pelo contrário, sonhar com o unicórnio sem chifre seria um prenúncio de azar.

Universo Infantil

Apesar de remontar à Antiguidade, o unicórnio sobrevive no imaginário coletivo. Por reunir as qualidades de inocência e bondade, o unicórnio é largamente representado em contos infantis como no livro "Do Outro lado do Espalho", de Lewis Carrol ou na saga de "Harry Potter", de J.K. Rowling.

O desenho "She-ha", transmitido nos anos oitenta, trazia um cavalo que era transformado em unicórnio alado pela heroína.

Tatuagem

As tatuagens de unicórnio são femininas. As mulheres optam por essa imagem em virtude da beleza dessa figura mitológica, bem como pelo sentido que a mesma carrega.

Leia também:

Tatuagens femininas: os símbolos mais usados
Símbolos para tatuagem feminina no braço.