As rosas vermelhas são flores de grande simbologia para o universo Ocidental.
Símbolo de Vénus, a deusa do amor, elas carregam consigo um significado muito forte, normalmente ligado à paixão, à beleza, a consumação e, claro, ao amor.
Elas também estão relacionadas à taça da vida, à alma e ao coração. Devido à sua cor, elas estão associadas ao elemento do fogo.
A rosa, por si só, é uma das flores mais populares no mundo, além de ser das mais antigas.
Existem diversas cores de rosas, mas a vermelha é sempre a mais utilizada e a que mais chama atenção.
A rosa vermelha e o amor
As rosas vermelhas simbolizam o amor e a paixão entre os casais. As rosas vermelhas também significam o respeito e a devoção que um indivíduo tem pela pessoa amada.
Oferecer um buquê de rosas vermelhas é sempre um grande presente, dado principalmente em datas especiais como aniversários de namoro, de casamento, dia dos namorados, e etc..
As rosas vermelhas são igualmente conhecidas por serem as flores favoritas nas decoração de casamento. Muitas noivas também optam por carregarem buquês de rosas vermelhas.
Leia mais sobre:
A rosa vermelha e as religiões
Na simbologia Cristã, a rosa vermelha pode simbolizar o cálice que recolheu o sangue de Cristo, a transfiguração das gotas do sangue e a representação das próprias chagas do Salvador.
O símbolo da Ordem Rosacruz é justamente uma cruz (em referência à cruz onde Jesus foi preso) com uma rosa vermelha ao centro.
No Islamismo, a rosa vermelha representa o sangue do profeta e dos seus dois filhos.
Na Roma Antiga (e também na Grécia Antiga), a rosa vermelha era sagrada para a deusa Afrodite (Vénus).
Leia mais sobre:
A rosa vermelha e A Bela e a Fera
No clássico filme da Disney A Bela e a Fera, a rosa encarcerada dentro de uma cúpula de vidro é responsável por medir o tempo da maldição jogada no príncipe.
Cada pétala que se despencava significava que a Fera teria menos tempo para tornar-se um Príncipe novamente.
Confira mais sobre as simbologias da Flor e da Rosa amarela.