Na maior parte das vezes a simbologia do porco é negativa. O porco representa ignorância, gula, luxúria, egoísmo, entre outros.
Negativismo
A parábola bíblica que fala das pérolas deitadas aos porcos é uma demonstração do desperdício em propiciar que certos conhecimentos espirituais – representado pelas pérolas, sejam dados a quem não os merece – representação dada aos porcos; seria o mesmo que deitá-los fora, uma vez que o porco não é digno e, além disso, é impuro.
A sua impureza origina do fato de o porco, para além de eliminar um odor bastante forte, se tratar de um animal que vive em meio à sujeira, que devora qualquer alimento que lhe seja dado. Assim, a sua própria carne é considerada impura e, portanto, destinada a quem vive sensualmente, segundo os muçulmanos.
Os cristãos, inclusive, associam o porco a Satanás.
Positivismo
Do lado positivo, o porco representa a abundância e prosperidade, mais precisamente na figura da porca. No Egito, a deusa Nut – deusa do céu e mãe eterna dos astros, é muitas vezes representada com os traços de uma porca, ou ainda de uma vaca, amamentando seus filhotes.
Porco espinho
O porco espinho, por sua vez, simboliza um animal de poder, inspirador de grande força. Relacionado com o reino dos espíritos, esse animal se associa a um herói civilizado.
O porco espinho inspira, assim, sentimentos de confiança, segurança e, é ainda considerado o inventor do fogo em uma região da África.
Leia também a simbologia do Cavalo.