A logo da empresa Starbucks faz uma homenagem ao romance americano “Moby Dick”, do escritor Herman Melville, além de que a sereia de duas caudas é um ícone da marca, simbolizando beleza, poder e as longas viagens de barco feitas para trazer um café de qualidade para os clientes.
Símbolo da Starbucks
Starbucks: o que é, significado e história do símbolo
A Starbucks é uma multinacional americana de cafés, com várias franquias ao redor do mundo, a qual foi fundada em 1971 por Jerry Baldwin, Zev Siegl e Gordon Bowker.
O seu nome foi inspirado no principal companheiro de Pequod, Starbuck, do livro “Moby Dick”, um homem reflexivo e inteligente.
Já a sereia de duas caudas foi achada quando os fundadores estavam a procura de um logotipo e acabaram por visualizar a xilografia desta criatura náutica, a qual tem origem nórdica, em um livro antigo. Ela simboliza duplo poder, por carregar duas caudas, além de representar um ser misterioso.
Outro motivo para a sereia ter tudo a ver com a marca, é que a Starbucks teve a sua primeira localização na cidade de Seattle (EUA), um local portuário, que tem forte conexão com a água.
O segundo motivo é que o café percorre longas distâncias através de navios para chegar até a empresa, apresentando mais uma ligação com o mar ou água, assim como a sereia.
Apesar dela simbolizar beleza, feminilidade, sensualidade e mistério para a cultura nórdica, seu maior atributo é a sedução, que é usado para matar.
Porém, para a Starbucks, esta criatura é uma forma dos clientes a identificarem e enxergarem a qualidade e amor que são empregados em seus produtos.
Evolução da logo da Starbucks
O emblema dessa multinacional foi se aprimorando ao decorrer dos anos desde a sua criação. O primeiro logotipo, de 1971, tinha uma aparência mais rústica, de cor marrom, com os nomes “Starbucks - Coffee - Tea - Spices”.
A sereia não passou por nenhum processo de aprimoramento em relação a xilogravura, ficando com as suas duas caudas e os seios a amostra.
Em 1987 as cores do emblema passaram a ser o verde, como principal, e o preto. Os nomes foram reduzidos a “Starbucks - Coffee” e a sereia ganhou cabelos sobre os seios, a tornando mais comercial.
Em 1992 a única mudança foi que a sereia foi cortada, sendo apresentada somente a figura a partir do umbigo para cima.
Já em 2011 o logotipo ganhou um aspecto mais limpo, a cor ficou sendo somente o verde e a sereia é a única figura, a empresa optou por tirar o nome “Starbucks - Coffee”. É este emblema que perdura até hoje.
O conteúdo foi proveitoso para você? Esperamos que sim! Vem conferir a logo de outras marcas: