A sereia simboliza a sedução mortal. Com cabeça e tronco de mulher e com o resto do corpo de peixe, elas encantam os marinheiros com os seus cantos melodiosos e beleza, que os atraem para a morte.
Simbologia de sereia
A primeira representação da sereia era de uma figura com cabeça e peito de mulher e o corpo de pássaro. Mas a versão mais conhecida é da sereia metade mulher e metade peixe, proveniente da cultura e tradição nórdica.
A sereia representa os perigos e riscos da navegação marítima, são seres sedutores e maléficos, que seduzem os navegadores para a morte, devorando-os.
As sereias são também interpretadas como criações do inconsciente e, se comparadas com a vida, representam as ciladas e armadilhas da paixão, do desejo e da sedução, atraindo e revelando os instintos mais primitivos do ser humano. Por isso, as sereias simbolizam a autodestruição através da paixão, da ilusão, do insensato, cegando a razão.
Em uma de suas aventuras, Ulisses precisou se amarrar ao centro do barco, no mastro do seu navio, para não ceder aos encantos da sereia, prendeu-se à razão. É uma metáfora que simboliza a proteção contra as ilusões da paixão.