Lentilha

LentilhaA lentilha simboliza fartura, prosperidade, renovação e renascimento. Ela é uma planta trepadeira da família das leguminosas de origem asiática, mas que é cultivada em todo o mundo.

Ela faz parte da cultura alimentar humana desde o período neolítico e é um tipo de leguminosa que tolera bem as secas.

Bíblia

A lentilha é citada diversas vezes no velho testamento:

"Quando Davi chegou a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e o gileadita Barzilai, de Rogelim, trouxeram a Davi e ao seu exército camas, bacias e utensílios de cerâmica e também trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha, mel e coalhada, ovelhas e queijo de leite de vaca; pois sabiam que o exército estava cansado, com fome e com sede no deserto." (2 Samuel 17:1)

"Então Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho." (Gênesis 25:34)"

"Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus,
mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória
." (2 Samuel 23:11,12)

"Pegue trigo e cevada, feijão e lentilha, painço e espelta; ponha-os numa vasilha e com eles faça pão para você. Você deverá comê-lo durante os trezentos e noventa dias em que estiver deitado sobre o seu lado." (Ezequiel 4:9)

Tradição

Acredita-se que comer lentilhas na noite do réveillon traz boa sorte para o ano novo. Esta tradição surgiu na Itália e espalhou-se por alguns países da América do Sul com a imigração italiana.

Isso porque sua forma achatada está associada às moedas e, portanto, simboliza sorte financeira.

Ver também simbologia de Romã.