Corda

CordaA corda simboliza ligação, vínculo, união, sobretudo quando possui um ou mais nós, significando uma ligação com as forças ocultas do universo. Já quando é representada estendida, sem nós, a corda simboliza ascensão, o ato de subir, de elevar-se.

Simbologias da corda

Símbolo muito antigo, com significados religiosos, místicos e até filosóficos, a corda pode aparecer na indumentária, amarrada na cintura, como um cinturão que ata as vestes, amarrada no pescoço, no ombro, na cabeça, nas mãos, e em outras partes do corpo. De acordo com o modo como é representada, a corda pode ter diferentes significados, inclusive sociais, determinando o pertença do indivíduo a uma determinada casta, como acontece no hinduísmo.

Num sentido mais místico, a corda significa uma conexão entre a consciência humana e a essência espiritual, uma ligação sagrada entre a matéria e o espírito, indicando que toda ação está atada a uma reação, e que cada pessoa está amarrada às suas escolhas.

A corda também significa o destino da vida, que tem como direção a morte, sendo uma espécie de intermediária entre dois pontos opostos.

A corda nos rituais mágicos

A corda está presente há milênios em rituais de magia de diferentes culturas. A magia dos nós na corda pode unir ou desunir, proteger contra espíritos maléficos, ou controlar as forças da natureza. Na cultura Nórdica, por exemplo, os nós nas cordas são usados de modo ritual para controlar a força dos ventos.

Corda de 81 nós da Maçonaria

A corda de 81 nós é um dos símbolos mais importantes da Ordem Maçônica. Durante a realização de alguns ritos, a corda é colocada no alto da parede ou no teto.

A corda de 81 nós, significa a união fraternal de todos que fazem parte da maçonaria, em todo o mundo, e a unidade de objetivos.

Os 81 nós da corda devem estar equidistantes, e representam a perfeição, simbolizada em muitas civilizações pelo número 3, já que 81 é a raiz quadrada de 9, que por sua vez, é a raiz quadrada de 3. Na corda maçônica, há 40 nós de um lado, 40 nós de outro e um nó central. Este nó que fica no meio da corda, simboliza Deus, e é o número do sagrado do indivisível, é a unidade e a essência do universo.

Conheça outros Símbolos da Maçonaria.