É símbolo da parte emocional da alma humana, simboliza também o pacto entre o indivíduo e os poderes divinos ou demoníacos. Elemento extremamente precioso e potente, corresponde à própria vida da alma, assim como a poção da imortalidade.
Leia também a simbologia do Vampiro.
O sangue possui um vínculo bastante estreito com o afeto; é, pois, um símbolo da essência da vida com conotação de vida afetiva e que pode ser traduzida por paixão, desejo e violência. O derramamento de sangue simboliza a intensidade da vida psíquica disponível para ser vivenciada e que não se pode lhe negar a realização pois pressuporia a compensação noutro setor.
Sangue de Cristo
Nos ritos dos essênios, o sangue menstrual era equiparado ao sangue de Cristo, enquanto que o sêmen era o seu corpo. O sangue de Cristo representa o poder primitivo da vida com profundo potencial no plano psíquico, para o bem e para o mal, que contém em si, a reconciliação dos opostos.
Na Santa Ceia Jesus elege o vinho como símbolo do seu sangue:
"E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.(Mateus 26:27,28)
Sonhos
Nessas imagens, quando surgidas em sonhos, há sempre uma mensagem de que não é admissível a repressão, pois esta seria a morte interna que traria reflexos externos. A substância do sangue tanto pode simbolizar o tormento como a salvação e isso vai depender exclusivamente do ego que vai vivenciar a experiência.
Alquimia
Na alquimia, o sangue simboliza duas diferentes operações, quais sejam: a solutio e a calcinatio. Enquanto substância fluida, está ligado a experiência da solutio; e sua associação ao fogo, vincula-o a operação da calcinatio. Equiparado ao fogo, podemos associar o batismo de sangue com a mesma simbologia do batismo de fogo.