Néctar

NectarO néctar, assim como a ambrosia, é considerado um alimento da imortalidade, um símbolo sagrado da sabedoria, e um privilégio dos deuses, semideuses e heróis do Olimpo. O néctar é também um bálsamo de renovação da vida, capaz de curar qualquer ferida. Conta-se que se aplicado sobre o corpo dos mortos protege da putrefação.

Um ser humano só pode provar o néctar se for convidado por um deus. Se um mortal experimenta do néctar dos deuses sem convite, pode ser condenado ao suplício de Tântalo. No entanto, segundo a mitologia, para os deuses do Veda o ser torna-se aquilo que consome, por isso se um mortal consome do néctar dos deuses descobre os seus segredos e mistérios. O mesmo sentido é dado ao corpo e ao sangue de Cristo na eucaristia.

O néctar é também símbolo de iluminação da vida e bebida da compaixão, é consumido pelos seres já iluminados para que compartilhem a sua sabedoria com aqueles que sofrem na Terra.

Ainda de acordo com a mitologia grego-romana, o néctar, quando consumido pelos semideuses, traz de volta o sabor das boas recordações da vida.

Ver simbologia de Maçã.