Olho Grego

Olho Grego

O olho grego simboliza a sorte, a energia positiva, a limpeza, a saúde, a luz, a paz, a proteção.

Representação do Olho Grego

O olho grego é feito de vidro, geralmente arredondado, composto das cores azul escuro, azul claro, que simboliza a cor da limpeza e proteção, e, ademais, a cor branca. Reza a lenda que a cor azul presente no símbolo corresponde a raridade dessa tonalidade nos olhos da população turca, uma vez que a maioria das pessoas possuem olhos escuros. Feito de vidro, o olho grego que filtra as energias negativas, se rompido, perde suas características de proteção e portanto, deve ser substituído por outro.

Simbologias e significados do Olho Grego

Também chamado de olho Turco, olho místico e olho azul, o "Nazar Bancugu" , do árabe "Nazar" é o "olhar" e "Bancugu" significa "conta de rosário" é um amuleto que absorve as energia negativas, ou seja, limpa e protege contra o mau olhado, a inveja.

Por esse motivo, é muito comum na Turquia, as casas e os objetos possuírem esse poderoso amuleto da sorte sendo que muitas vezes, aparece junto a uma ferradura, outro objeto que simboliza, da mesma maneira, a proteção do local e das pessoas que o possuem. As mães turcas, amiúde, protegem seus bebês do chamado "olho gordo", colocando um olho grego próximo ou nas roupas das crianças. Sem espanto, muitas culturas utilizam o símbolo do olho grego, todavia, foi inicialmente a cultura islâmica a propulsora de sua simbologia sendo um objeto indispensável nos rituais de proteção.

Até hoje, a religião católica e todos os países árabes utilizam o olho grego com o mesmo propósito, ou seja, de proteção contra o mal, visto que tornou-se um talismã, um amuleto da sorte. Igualmente ao olho de hórus, aquele "o olho que tudo vê", o olho grego simboliza a clarividência.