Estrela de Davi

estrela-de-davi-1_xl.jpeg

A Estrela de Davi ou Hexagrama (estrela de seis pontas), conhecida também como o “Escudo de Davi”, é   formada por dois triângulos equiláteros sobrepostos que simbolizam a proteção, a união do feminino e do masculino, a união dos opostos bem como a ligação entre o céu e a terra. É um símbolo do Judaísmo conhecido em todo o mundo.

Origem 

Embora sua origem seja desconhecida, diz a lenda que o símbolo teria surgido a partir do escudo do rei Davi, que com o intuito de poupar metal, teria ido para a batalha com um escudo feito de dois triângulos forrados com couro. Assim, o exército de Davi passou a utilizar o símbolo nos seus escudos acreditando que o mesmo traria proteção. Importa referir que o nome Estrela de Davi vem do hebraico “Magen Davi”, que significa o "Escudo de Davi". 

Para muitos historiadores, o símbolo tem origem na palavra Davi, uma vez que no alfabeto hebraico as letras que formam o seu nome têm a forma de triângulo.

Simbologias em Diversas Culturas e Religiões

É um símbolo muito antigo e usado em muitas crenças, religiões e culturas e, muitas vezes, simboliza o poder e a proteção divina. Desde 5.000 anos a.C o símbolo também denominado “Estrela dos judeus” aparece na arte suméria, bizantina, fenícia; na cultura Maia, romana, europeia (Itália, Vaticano, Romênia, Turquia) e, ainda, no Tibete, no Líbano, no Islã, na Mongólia, na Arábia, no Egito, em Marrocos.

Por volta do século XVII, essa estrela era utilizada em túmulos e, em 1890, passou a ser o símbolo  do sionismo - movimento político de luta pela identidade judaica.

No Cristianismo é identificada como símbolo do próprio Messias, Jesus Cristo, e está presente na bandeira de Israel. 

As suas seis pontas somadas ao seu centro representam o número sete, número de importante significado para o Judaísmo. Ao mesmo tempo a representação da estrutura 3 + 3 + 1 também corresponde à Menorá - candelabro de sete braços, que é também um dos símbolos mais conhecidos da identidade judaica.

No Hinduísmo, é um símbolo muito importante uma vez que cada ângulo estrela representa um deus da trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva, que simbolizam respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor.

Predominante na Maçonaria, a estrela de seis pontas é vista como um símbolo de proteção encontrada em muitos templos e escrituras; representa também o equilíbrio e a harmonia pela união dos elementos masculino (linga) e feminino (yoni) e da energia passiva e ativa, que pode ser comparado com os princípio do símbolo Yin e Yang. Vale lembrar que, por possuir, em sua maior parte, caráter religioso, encontramos a estrela de Davi em muitos templos, basílicas, catedrais, sinagogas, igrejas, túmulos; nas religiões de Santo Daime, na Umbanda, na Wicca, na cabala, no budismo e no xintoísmo.

Tatuagem

A escolha do desenho da Estrela de Davi para tatuagem é, na sua maioria, decorrente do significado de proteção. Portanto é usado como se de um amuleto se tratasse.

Selo de Salomão

Embora bastante parecidos, a Estrela de Davi e o Selo de Salomão apresentam caraterísticas distintas. Enquanto na Estrela de Davi os triângulos são sobrepostos, no Selo de Salomão, os triângulos são entrelaçados. 

O Selo de Salomão é considerado um selo ocultista, usado na bruxaria, magia negra, alquimia, feitiçaria, astrologia. Portanto, muitas vezes, representa um símbolo de Satanás.

Leia também a simbologia do Selo de Salomão.