Joaninha

Joaninha

A joaninha é o símbolo da sorte, do amor, da felicidade, da fertilidade, da maternidade, da proteção, da renovação, da harmonia, do equilíbrio.

Significados e Simbologias da Joaninha

A Joaninha é muito utilizada na culturas populares de muitos países en na maioria das vezes, simboliza a boa sorte, a vinda do amor, a proteção, dentre outros. Para tanto, acredita-se que o número de manchas nas costas da joaninha é o número de meses que passarão antes que o amor da sua vida apareça e, ademais, se uma joaninha pousa em um pessoa, ela terá muita sorte. Por isso, matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza.

Na Ásia, acredita-se que se uma joaninha for pega e solta, ela vai fielmente voar até o seu verdadeiro amor e suspirar seu nome no ouvido do amado. Assim, após escutar, o verdadeiro amor aparecerá. Assim, para os chineses a joaninha sempre representará a boa sorte uma vez que esses insetos forma abençoados por Deus.
Na França, se uma joaninha pousar numa pessoa, levará com ela suas aflições simbolizando dessa maneira a limpeza espiritual, a renovação e a felicidade. Já nos Estados Unidos se houver muitas joaninhas voando, na época da primavera, significa que a colheita da quele ano será farta; enquanto que na Grã Bretanha a andorinha é símbolo do bom tempo.

Também encontramos a joaninha associada à Virgem Maria simbolizando a maternidade e a fertilidade, conhecida portanto como "os besouros de Nossa Senhora". Não obstante, no folclore europeu e na simbologia cristã, reza a lenda que no período na Idade Média, os insetos estavam destruindo as plantações e os fazendeiros rezaram par Virgem Maria que lhes enviou para proteção das colheitas muitas joaninhas a fim de acabar com a pragas das plantações. Por isso, os antigos farmacêuticos acreditavam que a joaninha era sinal de um bom agouro uma vez que ela controlava a população de pulgas mediante seu enorme apetite, simbolizando dessa maneira a boa sorte, a felicidade, o equilíbrio e a harmonia.