Símbolos Nacionais do Brasil

Símbolos nacionais representam a identidade de um país ao passo que derivam da sua cultura. Assim, dentre cores, figuras e sons, existem uma série de formas que nos levam a identificar uma nação.

Existem símbolos, porém, que são oficiais. De acordo com a constituição, são quatro os símbolos nacionais do Brasil: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Brasão da República e Selo Nacional.

Bandeira Nacional

Simbolos Nacionais Do Brasil

Uma esfera azul cheia de estrelas, com uma faixa branca dentro de um losango amarelo e sob um fundo verde são os componentes que formam a nossa bandeira. Assim, as cores do nosso país são, especialmente, o verde e o amarelo, bem como o azul e o branco​

A bandeira é o Símbolo Augusto da Pátria e foi criada em 19 de setembro de 1822. A bandeira como conhecemos hoje obedece a mesma forma desde 1889; as modificações que lhe foram feitas decorrem da mudança de monarquia para império e, de seguida, para república.

Cada estrela presente na bandeira representa um estado brasileiro. O estado do Pará é única estrela acima da faixa branca.

Hino Nacional

Simbolos Nacionais Do Brasil

A letra do Hino Nacional foi escrita, em 1909, pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. O hino deve ser cantado em uníssono e de pé; quem o ouve deve igualmente estar de pé, em atitude de respeito e deve estar em silêncio.

Brasão da República

Simbolos Nacionais Do Brasil

O Brasão da República é composto por uma estrela de cinco pontas que leva um escudo repleto de estrelas, uma espada na vertical, um esplendor de ouro e sobre ele ramos - do lado esquerdo de quem o vê, ramos de café; do lado direito, ramo de fumo florido.

Esse símbolo foi desenhado pelo engenheiro Artur Zauer e é usado obrigatoriamente pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como pelas Forças Armadas.

Selo Nacional

Simbolos Nacionais Do Brasil

O selo é um círculo semelhante ao da Bandeira Nacional. Ao seu redor está escrito “República Federativa do Brasil”. O selo é usado para autenticar documentos oficiais.

Dia dos Símbolos Nacionais

No dia 18 de setembro o Brasil comemora o dia dos seus símbolos nacionais.
Além disso, o dia da bandeira é comemorado no dia 19 de novembro, e o hino nacional, no dia 13 de abril.