Pão

O pão representa um dos alimentos essenciais mais antigos presentes em várias culturas do mundo. Simboliza não somente um alimento para o corpo, sobretudo, representa um alimento espiritual e, por isso, o pão simboliza a vida, a renovação, a prosperidade, a humildade, o sacrifício.

Cristianismo

No Cristianismo o pão simboliza o corpo de Cristo, escolhido por ele na Última Ceia, para representar seu corpo “O Pão da Vida”, enquanto que o vinho representa o sangue de Jesus. Nesse ínterim, partir o pão simboliza o sacramento cristão, ou seja, a partilha, o Cristo Eucarístico e da Comunhão.

Além disso, Jesus multiplicou os pães e os peixes, a fim de acabar com a fome de seus fiéis, alimentos estes que simbolizam a ressurreição e a eternidade: “(...) quem comer deste pão viverá eternamente”.

Para tanto, esse alimento sagrado, segundo os cristãos deve ser produzido com o trabalho, a dedicação tal qual Jesus afirma para Adão: “Com o suor de teu rosto, comerás teu pão”.

Pão Ázimo

Também chamado de "matzá", o pão ázimo é um pão assado sem fermento que segundo a tradição judaica-cristã foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito. Na Páscoa Judaica (Pessach) é tradicional comer o pão ázimo, visto que comer fermentados nesse período festivo é contra as leis judaicas. Assim, ele simboliza a fé e o sagrado.

Conheça mais Símbolos da Páscoa!

Trigo

Componente essencial do pão, para os egípcios, o trigo simbolizava a imortalidade e estavam associados também à fertilidade, as colheitas e, sobretudo, ao verão.

Pão nos Sonhos

Sonhar com pão é bom agouro, o qual simboliza a prosperidade e, na maioria dos casos, sugere o sucesso profissional e pessoal. Por outro lado, sonhar com pão envelhecido, mofado, deformado ou queimado, indica mau presságio e dificuldades financeiras, pessoais ou profissionais.