Com corpo de homem e cabeça de touro, o minotauro é um monstro da mitologia grega para o qual o rei Minos mandou construir um labirinto e lá o encerrou.
De acordo com a lenda, o rei mandava alimentar o Minotauro todos os anos com sete rapazes e sete moças. Eles eram trazidos de Atenas e oferecidos ao monstro em forma de tributo.
Teseu, rei de Atenas, quis ser um dos rapazes oferecidos ao Minotauro com o intuito de enfrentá-lo e mostrar a sua força matando o monstro.
Ele conseguiu matar o Minotauro e regressar à luz, saindo do labirinto, graças à Ariadne, filha do rei Minos, que se apaixonou por Teseu.
Simbologias de Minotauro
O Minotauro simboliza um estado psíquico de domínio perverso, um amor culpado, o desejo injusto e indevido, erros e recalque inconscientes.
O sacrifício dos jovens representam uma tentativa de adormecer a consciência dos erros, mas no fundo somente faz com que estes se acumulem.
A oferta do fio de Ariadne para que Teseu marque a saída do labirinto simboliza ajuda espiritual do amor para vencer o monstro.
O mito do Minotauro simboliza o combate contra o recalcamento. Teseu só saiu vitorioso porque usou como armas o amor e a luz.
Dessa lenda, surge o símbolo do signo de touro. Saiba mais em Símbolo de Touro.