O cometa é um corpo celeste menor sem luz própria. Quando está próximo ao sol apresenta uma cauda que pode atingir milhares de quilômetros. A palavra cometa tem origem grega e significa "estrelas com cabeleira".
A passagem de um cometa representa um mau presságio, ou a iminência de uma catástrofe. O cometa é um anunciador de tragédias, como a fome, a guerra ou a morte. A aparição de um cometa representa acontecimento ou fenômenos graves, e a ocorrência de grandes infelicidades.
Simbologias de cometa
Nas culturas antigas, o cometa era temido e admirado, pois se relacionavam ao mesmo tempo com os deuses e o fim do mundo. Mas os cometas também podem simbolizar poder e grandiosidade.
Os cometas eram observados pelos padres e adivinhos no antigo México e no antigo Peru. No México, os cometas eram chamados serpentes de fogo. A aparição de um cometa em sonhos pode simbolizar, assim como uma estrela, a proximidade de um nascimento.
Os cometas são imprevisíveis e era isso que levava os povos das culturas antigas a achar que os cometas eram enviados dos deuses, como um sinal de mal estar ou desgosto.
Na época dos romanos, acreditava-se que o oráculo falava de um objeto vindo do céu e que cairia sobre a terra iria causar uma tragédia. Acredita-se, por isso, que um cometa anunciou a morte de Júlio César.
Cometa Halley
O cometa Halley, um dos cometas mais conhecidos, foi culpado de provocar epidemias, terremotos e nascimentos de seres anômalos na Suiça. O Papa Calixto III excomungou o cometa Halley.
Veja também a simbologia de Estrela.