Chama

Chamas

A chama é a alma do fogo. Simboliza purificação, iluminação, amor espiritual e representa o espírito, bem como a transcendência.

No Budismo, a chama simboliza a sabedoria e o ato de queimar a ignorância.

Por outro lado, ela carrega um significado negativo quando é associada à destruição. Nesse sentido, a chama reflete o queimor das desavenças, da inveja, da luxúria, da revolta e da guerra.

A imagem da chama está associada ao clarão da granada, artefato bélico que arrebenta e destrói o que se encontra nas suas proximidades.

A simbologia da chama está muito relacionada com a simbologia da vela e do fogo.

A chama eterna representada na tocha olímpica simboliza o fogo sagrado que Prometeu, defensor da humanidade, roubou de Zeus. Na Antiguidade, ela servia para anunciar o início dos jogos, tradição que é mantida até os nossos dias.

Leia Símbolos das Olimpíadas.

A chama divina é um conceito presente em várias religiões. No Cristianismo, existem santos representados com o coração em chamas, o que indica a presença do Espírito Santo e simboliza, ainda, esperança e vida.

É por isso que o fogo é um dos símbolos do Espírito Santo. Conforme consta na Escritura Sagrada, o Espírito Santo desceu sobre a cabeça dos apóstolos sob a forma de línguas de fogo.