Báculo

Baculo

O báculo, espécie de bastão usado por bispos e abades, ou outros altos cargos das igrejas, simboliza a fé e a autoridade pastoral. Por esse motivo, é usado em atos religiosos, tais como a administração de sacramentos.

A sua parte superior, em formato de semicírculo, representa o poder celestial sobre a terra, bem como a comunicação entre esses dois mundos.

O semicírculo também pode dar lugar à forma de gancho, peça que pode ser metaforicamente usada para puxar a ovelha desgarrada de volta para o rebanho.

Ao mesmo tempo, o báculo representa o cajado do pastor que orienta o rebanho, exercendo assim, o papel de guia espiritual.

Estudiosos acreditam que o seu uso, bastante antigo, remonta aos primeiros séculos. Isso porque os bispos, homens de alguma idade, usavam um cajado para os auxiliar sempre que precisavam se deslocar nas suas obrigações religiosas.

Nessa altura, o báculo ainda não carregava a ideia da superioridade.

Além do báculo, as insígnias usadas pelos bispos, e que são entregues no momento da sua ordenação, são: o anel episcopal, a cruz peitoral e a mitra. A mitra é um tipo de chapéi que cobre a cabeça dos bispos em certas celebrações litúrgicas.

Todos esses símbolos sinalizam que o seu portador assume uma missão apostólica.

Leia Símbolos Religiosos.