Libélula

libelula-1_xl.jpeg

Símbolo da elegância e leveza, há muitos anos, a libélula - conhecida como “lavadeira”, no Brasil - ou libelinha como é carinhosamente chamada em Portugal, já foi considerada um símbolo de azar pela Europa.

A sua cor brilhante é frequentemente associada às práticas ocultas, encanto e feitiço.

Significado Negativo

Nos contos populares suecos, o diabo usava esse inseto para pesar a alma das pessoas. Os noruegueses a chamavam de “fura olhos”, para os holandeses a libélula era o “mordedor de cavalo”.

Os vietnamitas acreditavam que o voo das libélulas estaria associado à previsão de chuva e à inconstância para os chineses.

Significado Positivo

Na América, todavia, de encontro a essa simbologia negativa, a libélula assume um caráter positivo de rapidez e atividade e é símbolo da renovação após períodos de dificuldade. 

No Japão, por sua vez, a libélula simboliza a coragem, a força e a felicidade. Trata-se de um símbolo imperial  desse país, que também é chamado de “Ilha da Libélula” (Akitsu-shima) em decorrência do seu formato que, ao ser observado do alto por Jimmu-tennô teria dito que o Japão tinha o formato de uma libélula.

Tatuagem

A tatuagem da libélula é comum entre o sexo feminino, que frequentemente opta por uma imagem delicada no pulso, tornozelo ou nuca e pretende com nesse desenho refletir características tais como elegância, coragem e renovação.