Abelha

A abelha simboliza a imortalidade, a ordem, a diligência, a lealdade, a cooperação, a nobreza, a alma, o amor e a dor. Algumas características marcantes desses insetos os quais buscam o pólen das flores para produzir seu alimento, são: a organização, o labor e a disciplina.

abelha-1_xl.jpeg

Abelha Mestra

A abelha mestra é a matriarcal de uma comunidade de abelhas, uma vez que a vida na colmeia gira em torno de sua existência. Feito essa consideração, a abelha mestra simboliza a realeza, a maternidade, a fertilidade posto que já esteve associada à Virgem Maria.

Abelha no Antigo Egito

A abelha era um símbolo da realeza no Antigo Egito e acreditava-se que esse inseto voador havia sido gerado a partir das lágrimas de , o deus-sol egípcio. Assim, símbolo real e solar, sua imagem mais difundida é como de símbolo da alma, aquela que purifica pelo fogo e nutre com o mel.

Abelha na Grécia

Associada à Deméter, a "deusa mãe", da agricultura e da colheita, a abelha, para os gregos, simboliza a alma, seja aquela que sai do corpo ou aquela que desce ao inferno. Segundo, o filósofo grego Platão, “A alma dos homens sombrios reencarnam sob forma de abelha.”

Abelha no Cristianismo

A abelha no cristianismo simboliza a luz, a lealdade, a diligência, a ordem e a colaboração, e ainda adoçam com seu produto, ou seja, o mel. Ademais, os opostos bem/mal, também se encontram simbolizados nela uma vez que o mal encontra-se simbolizado pelo ferrão e o bem pelo mel.

Da mesma maneira, a abelha é considerada um emblema de Cristo, uma vez que ele por um lado, possui um grande doçura e misericórdia, associadas ao mel; e, por outro, a justiça, representado pelo ferrão da abelha. Não obstante, por sua vez, as operárias da colmeia simbolizam o servo de Deus, o leal, ordeiro e diligente.

Abelha no Hinduísmo

No hinduísmo, a abelha está associada com Kama, o deus do amor, representado por um jovem montado num papagaio, que carrega um arco e flecha, o fio do arco é feito por abelhas pode ser associado ao cupido e simboliza a dor e o amor.

Colmeia

Símbolo de imortalidade na Grécia, visto que as colmeias possuíam a forma de túmulos. Além disso, é símbolo da maçonaria ela representa a cooperação e a ordem.

Ver também simbologia de Borboleta.