Trovão

TrovaoA simbologia de trovão está associada ao ciclo simbólico lunar. As divindades do trovão são as senhoras das chuvas e da vegetação. O trovão possui variadas representações e significados em diferentes mitologias. Mas em muitas delas, o trovão está associado à justiça. O espírito do trovão teria o poder de rachar os maus espíritos ao meio.

Simbologias de trovão

De acordo com a tradição bíblica, o trovão é a voz de Javé, nome de Deus na Bíblia, Ele que libertou Israel do Egito. O trovão seria uma manifestação da voz de Deus, representando a sua justiça, ira, anúncio de uma revelação ou ameaça divina de aniquilamento.

Enquanto o trovão é a voz de Deus, o raio e o relâmpago seriam as palavras d'Ele escritas no céu.

Já na tradição grega, o trovão não estava ligado a forças celestiais, e sim ctonianas. É a voz profunda das entranhas do planeta, como uma reminiscência dos abalos sísmicos das origens da terra. Todavia, quando Zeus destronou Cronos, ganhou os raios, relâmpagos e trovões de presente, de modo que o trovão simboliza a força e o comando suprema, que outrora era da terra e passou ao céu.

Ainda seguindo a tradição grega, o deus do trovão é Taranis, que na mitologia romana seria o que equivalente a Júpiter.

Já para a tradição Celta, o trovão simboliza uma espécie de desregramento da ordem cósmica, e se manifesta devido à cólera dos elementos.

Os Gauleses, temiam que o céu lhes caíssem sobre a cabeça como uma forma de punição, e o trovão era uma ameaça desse acontecimento, por isso esse povo tinha a percepção de que os trovões e raios eram de sua responsabilidade, era uma espécie de castigo.

O trovão é representado por um pássaro mítico que ao bater suas asas produz o som dos trovões, como um homem perneta, como um tambor ou um zumbidor, e é também representado por uma constelação, muito provavelmente a Ursa Maior.

Veja também a simbologia da Chuva.