Flor de Lótus

Flor De Lotus

A flor de lótus simboliza pureza, perfeição, sabedoria, paz, sol, prosperidade, energia, fertilidade, nascimento, renascimento, sexualidade e sensualidade.

Essa flor é um dos símbolos mais ilustrativos do Budismo. Nessa religião, ela representa o coração fechado, o qual após desenvolver as virtudes de Buda, se abre. Assim, Buda é também representado sentado nessa flor, de modo que ela é considerada o seu trono.

A tradicional flor de lótus é representada com oito pétalas que se relacionam com as oito direções do espaço. Sendo um símbolo da harmonia cósmica, aparece com frequência nas mandalas.

Significado das Cores da Flor de Lótus

No tocante às cores da flor de lótus, cada uma delas carrega consigo uma simbologia diferente no Budismo:

Flor de Lótus Rosa

Flor De Lotus

Representa o próprio Buda, e por isso a Flor de Lótus rosa é mais significativa para o Budismo.

Flor de Lótus Branca

Flor De Lotus

A Flor de Lótus branca simboliza o espírito e a mente, bem como pureza.

Flor de Lótus Azul

Flor De Lotus

A Flor de Lótus azul simboliza a sabedoria e o conhecimento e, assim, está associada com Manjushrio, o bodhisattva da sabedoria.

Flor de Lótus Vermelha

Flor De Lotus

A Flor de Lótus vermelha representa amor, compaixão. É a flor de Avalokiteshvara, o bodhisattva da compaixão.

Conheça o significado das cores.

Simbolismo nas Diferentes Culturas

Venerada em muitos lugares, desde Índia, China, Japão e Egito, durante muito tempo a flor de Lótus simbolizou criação, fertilidade e, sobretudo, pureza. Isto porque essa bela flor emerge das águas sujas, turvas e estagnadas.

Além disso, representa a beleza e o distanciamento pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol). Na crença hindu, simboliza a beleza interior: "viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia".

No Egito, essa flor atípica simboliza a "origem da manifestação", ou seja, o nascimento e o renascimento. Isto porque ela abre e fecha consoante o movimento solar e, ademais, está relacionada com os deuses Nefertem e Re.

O lótus azul era venerado pelos faraós do Egito por possuir características sagradas e mágicas associadas ao renascimento.

Simbolismo no Budismo

Na Índia, a flor de Lótus simboliza o crescimento espiritual representado por aquela que surge da obscuridade para desabrochar em plena luz. Na mitologia hindu, o lótus dourado aparece na mão esquerda de Buda simbolizando a pureza e o esclarecimento.

Além de Buda, muito deuses da mitologia hindu se relacionam com essa flor. São exemplos, Brahma (o criador), que nasce do umbigo de Vishna emergindo num lótus de mil pétalas, ou Surya (o deus do sol), retratado com duas flores de Lótus simbolizando o esclarecimento.

Conheça mais Símbolos Budistas e Símbolos Indianos.

Simbolismo na Mitologia Grega

Na mitologia grega, a flor de lótus representa os desejos não revelados.

Segundo a lenda, ela tem efeitos alucinógenos e os habitantes da ilha dos lotófagos chamam-se desta forma pelo fato de se alimentarem com a flor de lótus.

A flor é referenciada no poema épico conhecido como Odisseia, de Homero. Nela, o herói da narrativa (Ulisses) e seus companheiros chegam à ilha dos lotófagos para investigarem o que nela havia.

Depois de comer a flor, como habitualmente faziam os nativos, os companheiros de Ulisses esqueceram de regressar ao navio. Após conseguir levá-los de volta, Ulisses teve de os amarrar para que eles não fugissem de volta à ilha.

Simbologia da Tatuagem da Flor de Lótus

Quem escolhe a flor de lótus para tatuar pretende especialmente demonstrar através dessa imagem que conseguiu ultrapassar uma fase difícil. Essa simbologia vai ao encontro do fato de a flor nascer na lama e desabrochar linda à luz do sol, sem se sujar.

A escolha das cores, por sua vez, acompanha o significado espiritual refletido nas mesmas.

Leia também Tatuagens femininas: Os símbolos mais usados.