Baphomet

BaphometBaphomet, ou Bafomé, é uma criatura simbólica que tem cabeça de bode, touro ou chacal e corpo humano. Ambivalente, o significado do Baphomet é o bem e o mal, a luz e as trevas, o céu e a terra, o feminino e o masculino.

Há controvérsias quanto à sua origem. Textos do século X mencionam as características dessa figura enigmática. Além disso, pesquisadores afirmam que ele está relacionado com muitos deuses pagãos das mitologias e lendas do Egito, da Índia, de Celta, da Grécia, dentre outras.

No que respeita a sua imagem, ela foi criada por Éliphas Lévi, um ocultista francês, que o publicou no seu livro Dogma e Ritual de Alta Magia.

Baphomet é considerado um demônio. Isso porque é um símbolo que está associado às ciências ocultistas, à magia, à alquimia, à bruxaria, ao satanismo e ao esoterismo.

Baphomet e a Maçonaria

A despeito de na Maçonaria não haver qualquer tipo de adorações às imagens ou culto aos deuses, Baphomet está associado com o símbolo de experiência. Isso decorre do fato de a sua simbologia somente ser revelada àqueles que possuem um alto nível.

No Cristianismo, Baphomet é considerado um demônio, uma criatura diabólica, visto que possui chifres como o diabo (satanás), representando, dessa forma, as forças do mal.

Baphomet foi uma divindade adorada pelos Templários (Ordem dos Cavaleiros do Templo ou Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo).

Por esse motivo, seus seguidores foram cruelmente perseguidos, uma vez que para a Igreja a criatura adorada por eles tratava-se de um demônio, um deus pagão.

Pentagrama Invertido

A figura de Baphomet relaciona-se com o pentagrama invertido na medida em que esse símbolo se assemelha a uma cabeça de bode.

As três pontas para baixo representam a rejeição, ou queda, da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). As orelhas do bode, que são as pontas que apontam para cima, representam o carnal, em oposição ao espiritual.