Vinho

Vinho

O vinho simboliza fertilidade, conhecimento, prazer, iniciação, bem como o sagrado e o amor divino. Para além disso, devido à sua coloração, o vinho está relacionado com o sangue, e representa a poção da vida, da imortalidade, considerado, acima de tudo, a bebida sagrada dos deuses.

Símbolo da cultura europeia, na Idade Média, foi uma bebida muito consumida, uma vez que nesse período incentivaram-se a produção do vinho. Além de ser empregada para fins religiosos, de entretenimento e diversão, substituía a água, visto que a proliferação de muitas doenças era causada pelo consumo de água contaminada.

Cristianismo

No Cristianismo o vinho simboliza o sangue de Cristo e, por isso, trata-se de uma bebida sagrada. Assim, na Eucaristia (comunhão), o vinho é tomado no chamado “cálice do sangue de Cristo”, aquele que nas celebrações cristãs é digerido pelo padre, que partilha também o pão, símbolo do corpo de Cristo. Juntos, o pão e o vinho simbolizam a existência de Cristo.

Na “Última Ceia”, Jesus elege o vinho como símbolo de seu sangue. Nas palavras de Jesus: “Esse é meu sangue, o sangue da aliança”.

Algumas religiões, além da católica, adotaram o vinho como bebida santificada, a saber: Judaica, Cristã Ortodoxa, dentre outras.

Leia também Símbolos da Páscoa.

Dionísio

Dionísio (Baco, para os romanos) é o deus grego do vinho, da viticultura e da fertilidade. Em oposição a Apolo, na mitologia, Dionísio era a divindade do excesso, da expansão, do riso, das alegrias profanas, além de ser cultuado nas vindimas outonais (colheitas de outono) e associar-se aos deuses da agricultura.

No tocante à representação, Dionísio era retratado com uma coroa de uvas, símbolo da eternidade. Note que, muitas vezes o vinho foi considerado uma bebida perigosa e causadora da embriaguez, na medida em que estava intimamente associada aos cultos pagãos.

Nesse sentido, destacam-se os denominados “bacanais”, festas de cunho religioso e sagrado destinadas ao culto de Baco (Dionísio). Na modernidade, essa expressão tornou-se sinônimo de orgia.

Leia também: