Símbolos Maori

A riqueza da cultura maori foi transmitida e é conhecida até os nossos dias através dos símbolos maori, especialmente através das tatuagens, que são consideradas sagradas. Os índios da Nova Zelândia, os tangata whenua, acreditavam e praticavam uma série de rituais intrinsecamente ligados com a natureza.

Simbolos Maori

Tatuagens

Uma vez que inicialmente se acreditava que as tatuagens eram uma espécie de amuleto, os homens maori faziam mokas principalmente no rosto. Essa tatuagem fazia parte de um rito de iniciação e realçavam sua identidade, além de demonstrar posição social elevada.

Bastante dolorosas, as tatuagens maori eram feitas com facas e outros instrumentos feitos com dentes de tubarão e pedras afiadas. As imagens consistiam em figuras curvas que encaixadas entre si formavam um desenho. A cor utilizada era o preto.

Atualmente, os desenhos mais escolhidos no estilo maori são aqueles que representam sentimentos ou princípios de conduta e qualidades, tais como perda, coragem e bravura. Esses, em decorrência da complexidade e dos detalhes, costumam ser bastante vistosos.

A onda é outro desenho bastante comum. É um símbolo ngaru que significa permanência e honra.

As imagens de animais são também populares.

Conheça os símbolos mais utilizados em tatuagens em Tatuagens Masculinas e Tatuagens Femininas.

Animais

Na cultura maori, o tubarão é a maior representação de soberania no mundo animal.

A tartaruga maori é um símbolo da família. Ela representa também a longevidade e a calma.

Arraia

Simbolos Maori

A arraia é o símbolo representativo da sabedoria e da proteção. Por outro lado, em decorrência do seu ataque, pode também simbolizar o perigo.

Coruja

Simbolos Maori

A coruja maori, por sua vez, além de também representar a sabedoria, simboliza a alma das mulheres.

Deuses

Existe uma versão maori da lenda do deus Maui, que é retratada como um falcão.

As penas dessa ave são castanhas, aparentemente queimadas, pois diz a lenda que Maui teria roubado o fogo à Terra e assim foi queimado pelas chamas.

O deus Kahukura - símbolo da mortalidade do homem - é o deus maori do arco-íris, que é invocado na guerra. Simboliza, ainda, o caminho do céu para a terra.

Tumatauenga é o deus da guerra maori. Ele é invocado mediante a dança haka, que envolve caretas numa expressão desafiadora e também através de gritos de guerra.

Estrelas

A cultura maori considera as estrelas uma proteção para o mal, de modo que elas se relacionam com a ida dos guerreiros para as batalhas.

Por esse motivo, os nativos da Nova Zelândia tinham suas portas decoradas com esses astros.

Conheça outros Símbolos Indígenas.