Pena

pena-1_xl.jpeg

A pena simboliza a sorte, a proteção, a fecundidade, a clarividência, a fantasia, a lua, a justiça, o poder, o pensamento.

Pena das Aves 

Nos mitos da Austrália e da Nova Guiné, utilizar penas é possuir o poder mágico dos pássaros, uma maneira de se transformar na ave e, por isso, a pena simboliza a fantasia, a clarividência, o poder, bem como a liberdade.

A pena de ave ou pássaro específicos reflete a sua própria simbologia, por exemplo: a águia - símbolo de autoridade e de vitória; a coruja - símbolo de sabedoria e de inteligência; a andorinha - símbolo de esperança e de boa sorte. 

Leia também a simbologia das Aves 

As penas do pavão contém olhos, os quais simbolizam a preocupação com o mundo. De acordo com a lenda o gigante grego Argos tinha 100 olhos os quais não dormiam em simultâneo. Ao morrer, Hera - a rainha dos deuses - teria colocado esses mesmos olhos nas penas da ave. Ao mesmo tempo, a cauda do pavão é uma representação da abóboda celeste, cujos “olhos” são estrelas.

Sorte

Para os povos mesoamericanos, os Astecas e os Maias, a pena está associado com a lua, e por isso, é um símbolo positivo de sorte e fecundidade, visto que favorece as colheitas e, por isso, para eles, a pena é homóloga aos termos cabelo, erva e chuva.

Da mesma maneira, os índios Zunis oferecem bastões com penas - "bastões de orações" - para seus antepassados, a fim de obterem um boa colheita. Para isso, eles colocam os bastões com arranjos de penas nos lugares considerados sagrados, a saber: nas plantações de milho, nos rios, nos montes e nas nascentes; assim, eles acreditam no poder das penas para levarem suas orações aos céus. Em outras palavras, as penas para eles, auxiliam na chegada das mensagens aos deuses a fim de obterem a proteção divina.

Proteção, Poder e Justiça

Na Idade Média, a pena funcionava como uma espécie de oráculo na medida em que a pessoa que estivesse perdida seja num labirinto, seja numa encruzilhada, ao soprar uma pena no ar, ela indicaria a direção e o caminho correto. Deste modo, em muitas culturas, a pena simboliza a boa sorte, a proteção, a força do pensamento.

Da mesma maneira nos rituais xamânicos de ascensão celeste, a pena simboliza a clarividência e a proteção, enquanto que para os povos primitivos as penas representavam um símbolo de poder; o cocar de penas de águia possuía uma simbologia mágica, de clarividência para quem o utilizasse. 

Para os Egípcios, a pena é o símbolo da justiça uma vez que nos pratos da balança era considerado o peso mais leve, contudo, suficiente para desequilibrar a balança.

Simbologia Indígena

A coroa de penas é considerada pelos índios, como a coroa radiada dos monarcas, é como se adquirissem através de seu uso, a qualidade solar da ave. 

As penas estão também presentes no filtro dos sonhos - objeto indígena que simboliza a proteção - e representam o ar.

Veja também a simbologia do Filtro dos Sonhos

Tatuagens

O significado da tatuagem de pena vai ao encontro da sua simbologia, que pode variar de acordo com a sua representação e contexto. Quem escolhe a imagem de uma pena de ave ou pássaro específicos pretende refletir a sua própria simbologia.

A pena é uma imagem delicada, popular tanto entre homens como entre mulheres e pode ser tatuada em qualquer parte do corpo, de acordo com o tamanho escolhido.