Maçã

A maçã simboliza a vida, o amor, a imortalidade, a fecundidade, a juventude, a sedução, a liberdade, a magia, a paz, o conhecimento, o desejo. Seu formato esférico representa o símbolo do mundo e suas sementes a fertilidade e a espiritualidade.

Adão e Eva

Na Bíblia, os primeiros habitantes do mundo, Adão e Eva, são ludibriados pelo diabo, disfarçado de serpente, e induzidos a comerem o fruto proibido do Jardim do Éden, a maçã, aquela que os expulsou do paraíso e, por isso, simboliza o pecado e a tentação. Note que a despeito de a maçã simbolizar o mal, a escolha errada, por outro lado, simboliza a liberdade ao mesmo tempo que busca a sabedoria, uma vez que expulsos do paraíso, eles terão de recorrer aos conhecimentos para sobreviverem.

Cultura Celta

Para o celtas, a maçã é um símbolo da fertilidade, da magia, da ciência, da revelação e do além. A lenda da "mulher do outro mundo", envolve a maçã, que nesse caso, desempenha um papel de 'alimento-prodígio', símbolo da imortalidade e da espiritualidade, visto que ela envia uma maçã à Condle, filho do Rei Conn, suficiente para alimentar-se durante um mês. Nesse ínterim, a macieira (Abellio) representa a árvore do outro mundo e simboliza a sorte e o conhecimento.

Maçã na Mitologia

Na mitologia grega, Héracles (Hércules na romana), colhe três maçãs de ouro (pomo de ouro) da "Árvore da Vida" no Jardim das Hespérides. Para os gregos, a maçã representa o símbolo do amor (associada à Afrodite, deusa do amor, da beleza e da sexualidade), contudo, nesse caso, simboliza a imortalidade uma vez que quem as comer nunca mais terá sede, fome ou enfermidades.

Maçã na Literatura

Muitas estórias utilizam a maçã como "fruto símbolo", talvez, a mais conhecida é a da "Branca de Neve e os sete anões", donde a maçã surge como elemento de destaque visto que o fruto enfeitiçado pela bruxa, é oferecido à Branca de Neve que adormece e só acordará com o beijo do príncipe.

Conheça a simbologia de outras frutas: Romã e Laranja.