Diamante

Diamante

O diamante simboliza a verdade, a pureza, a perfeição, a dureza, a maturidade, a imortalidade, a limpeza, a fidelidade, a energia, o sol.

Sua dureza incomparável torna esta pedra preciosa um símbolo apropriado para a durabilidade e constância; sua clareza produz as noções de constância, sinceridade e inocência. O diamante representa a vida, a luz, o brilho, o sol, um emblema da pureza e da perfeição, de invencível poder espiritual, além de ser a pedra do compromisso entre casais, exprimindo fidelidade.

Tatuagem

Em decorrência de ser ser uma pedra preciosa dificilmente quebrável, o diamante faz referência às relações afetivas. Assim, é um símbolo frequentemente tatuado naquelas pessoas que pretendem dar provas de amizade ou do amor verdadeiro pelo companheiro.

Espiritual

De acordo com suas características de durabilidade e seu poder de riscar e cortar, no budismo tântrico, o diamante simboliza o invencível poder espiritual, o inalterável e o imutável. Sem espanto, Buda aparece num trono de diamantes irradiado pela luz que emana das pedras, símbolo de força, de verdade, de perfeição. Para os budistas tibetanos, vajra ou raio de diamante é o símbolo da iluminação espiritual e da imutabilidade.

Místico

Nas tradições da Europa Ocidental o diamante opera afastando os fantasmas, os maus espíritos, os pesadelos, os feiticeiros e os terrores da noite. Nesse sentido, o diamante está associado também com a luminosidade do sol, além de limpeza do ambiente e da energia. Na alquimia indiana, o diamante é considerado a "pedra filosofal" simbolizando a imortalidade. Muito utilizado nas meditações, acredita-se que os diamantes absorvem as emoções e limpam a alma.

Durante o Renascimento, o diamante simbolizou a equanimidade, a igualdade da alma, a integridade do caráter, a fé, a coragem, a libertação do espírito de qualquer temor. O pintor italiano Sandro Botticcelli (1445-1510), ao representar Minerva - a deusa romana das artes e da sabedoria - adorna seu vestido com um anel de diamantes, após dominar um centauro. Nesse caso, o diamante simboliza a coragem, a libertação da alma, a fé.

União Matrimonial

Símbolo da perfeição, essa pedra preciosa muito utilizada nos anéis de noivado, representa a pureza da união matrimonial, a fidelidade do casal e, ademais, a durabilidade do diamante evoca a solidez da relação. Na França, acredita-se que o diamante simbolize a sabedoria, inocência e a fé, além de manter a união entre os esposos, chamada portanto, de pedra da reconciliação. O nome diamante deriva do grego adamas e significa "invencível", associação feita sua durabilidade.

Veja também o significado de Vajra.