Boca

A boca trata-se de um símbolo ambivalente, na medida em que representa um canal vital pelo qual comemos, falamos, respiramos, e que por meio das palavras, pode significar um símbolo elevado como os "lábios de um anjo" e, por outro lado, significar um símbolo inferior tal qual o "maxilar de um mostro". Em outras palavras, é considerada um símbolo da força criadora, embora tenha o poder de destruir e o de criar, através do ato de falar.

boca-1_xl.jpg

A Boca e o Fogo

Não obstante, existe uma associação entre fala, boca e fogo, daí que se pode dizer em relação as palavras proferidas, que elas são inflamadas, pois a fala assim como o uso do fogo, é um derivativo do uso da energia psíquica.

Boca Vermelha

Sinônimo de lábios, a boca feminina quando está com batom vermelho aponta para a sexualidade e fertilidade, uma vez que sua forma é análoga ao órgão genital feminino. Acredita-se que quanto mais carnudo for o lábio feminino mais estrógeno a mulher possui.

Boca do Inferno

Na arte cristã, o inferno era um local que possui uma boca do mostro leviatã. Nesse sentido, a boca representa o início do tormento, do aprisionamento e da dor.