Berço

BercoO berço simboliza o útero, o seio materno, embora às vezes apareça simbolizando uma viagem. Além disso, esse móvel caracterizado como primeiro local de descanso dos sonhos de uma criança, pode simbolizar o começo, o início, o nascimento, a aurora, a luz.

Etimologia da Palavra

A termo "berço" vem do latim “bertium”, que significa “sacudir com força”.

História do Berço

Os egípcios já pensavam no mobiliário de crianças e, por isso já construíam berços, porém o acesso a esses bens materiais eram somente luxo dos faraós. Diz que “tem berço” aquele que veio de família nobre. Da mesma maneira, “quem nasceu em berço de ouro” significa uma criança de linhagem nobre, família aristocrática e abastada.

Assim, o berço, uma cama destinada para bebês de pequeno tamanho e com bordas laterais para evitar sua fuga, é o primeiro local onde a criança é colocada depois de nascer donde passa alguns anos dormindo nele. Note que, segundo esse aspecto, o berço simboliza o útero materno, local de conforto e embalo do sono sendo portanto, considerado um ambiente carinhoso, aconchegante, seguro e cuidadoso.

Pensemos assim, na manjedoura de Jesus, que tornou-se símbolo cristão, foi o berço feito de madeira para acolher a criança sagrada depois de seu nascimento: o menino Jesus. Em algumas culturas, o berço figura um cesto, muitas vezes feitos com fibras vegetais para carregar as crianças e muitas vezes deixá-las tranquilas.

Leia também Símbolos da Família.