Aves

Aves

As aves simbolizam proteção, inteligência, sabedoria e fazem referência ao divino, uma vez que, tal como os pássaros, as aves são mensageiras entre o céu e a terra. Representam também a alma porque voam e voar significa se libertar do mundo terreno.

Acredita-se que, nos sonhos, as aves simbolizam a personalidade do sonhador.

Significados e Simbologias das Aves

Albatroz

Simboliza as viagens oceânicas , o poder e a beleza. No Ocidente, acredita-se que representa a alma dos marinheiros, de modo, que matar um albatroz traz azar.

Avestruz

Simboliza a fé e a contemplação. As suas penas, no Antigo Egito são símbolo da verdade. Na Babilônia, a avestruz era uma ave demoníaca, enquanto para os zoroastras era uma ave divina.

Galinha

Simboliza os cuidados maternos, proteção e conforto, visto ser, muitas vezes representada acompanhada pelos seus pintinhos. Na Escritura Sagrada, Jesus menciona a galinha e suas asas protetoras numa referência ao amor cristão, comparativamente ao amor da mãe pelos filhos. Para os hebreus, a galinha e o galo simbolizam o casal de noivos.

Ganso

Representa a migração e a transição, bem como a casa e o lar, uma vez que ele sai, mas regressa ao mesmo lugar a cada primavera. Com o objetivo de anunciar o seu rival, quatro gansos eram lançados em quatro direções diferentes por ocasião da proclamação de um novo faraó no Antigo Egito. Para os celtas, os gansos são mensageiros de outro mundo e é proibido comê-los, enquanto na Roma Antiga, os gansos eram guardiões do templo de Juno e cacarejavam quando estranhos se aproximavam.

Pato

Simboliza a imortalidade e representa, em muitas culturas, a criação. Para os japoneses, tendo em conta que o casal de patos nada sempre junto, o pato representa a harmonia matrimonial e a fidelidade. Para os celtas, por sua vez, o pato representa a desenvoltura e a honestidade. Mas, em muitas culturas, pelo fato de flutuar, o pato está associado à superficialidade, à tolice e ao engano.

Pássaro Trovão

Símbolo do poder, na cultura ameríndia, o pássaro trovão é um deus ave que faz os trovões batendo suas asas, delas atirando raios. Dessa forma, esse Deus representa as forças da natureza, o céu e a transformação.

Positivismo

Textos antigos mostram que a simbologia associada originalmente aos pássaros é bastante positiva, na medida em que simbolizam a amizade dos deuses e dos homens. São as aves que atacam as serpentes e sobrevoam os céus, onde o olhar humano não pode chegar.

No Egito, há deuses que são representados com cabeça de ave e simbolizam o lado espiritual dos homens.

Somente atingirá o paraíso a alma que conseguir se libertar de todos os pesos e voar bem alto. Além disso, em muitas passagens do texto sagrado, a palavra ave é utilizada como sinônimo de destino.

Na cultura africana, o pássaro está muito presente nas representações populares, divinas e artísticas o qual simboliza a vida, a força e a fecundidade.

Negativismo

Porém, no Taoismo, por exemplo, os pássaros simbolizam a violência incontrolada, associada aos bárbaros. Com o mesmo sentido negativo, na China, o Caos é representado por uma ave cor de fogo de seis patas e quatro asas que simboliza a destruição.

As aves noturnas, por sua vez, estão associadas à escuridão, as almas do outro mundo. As corujas, por exemplo, representam o mau-agouro, a morte.

Leia também as simbologias do Pássaro, da Fênix e do Torii, símbolo tradicional japonês que significa "morada das aves".

Leia mais: